A Fundação Manuel Cargaleiro foi criada em 1990 pelo artista Manuel Cargaleiro, com fins de natureza cultural, artística e pedagógica, tendo por principal objetivo a criação, organização e administração do Museu Cargaleiro, como forma de estudar, investigar, conservar, divulgar e dinamizar o acervo artístico da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.
Foi instituída por escritura pública de 31 de janeiro de 1990, e reconhecida por portaria publicada no Diário da República II Série, n.º 124, de 30 de maio de 1990. Por despacho do Primeiro-ministro, publicado em portaria no Diário da República II Série, n.º 79, de 5 de abril de 1991, obteve a declaração de utilidade pública ao abrigo do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro.
Nos termos do n.º 1 do artigo 25.º da Lei-Quadro das Fundações, aprovada pela Lei n.º 24/2012, de 9 de julho, alterada e republicada pela Lei n.º 150/2015, de 10 de setembro, a Fundação Manuel Cargaleiro foi declarada de utilidade pública no dia 09 de outubro de 2017, conforme publicação no Diário da República, II Série, n.º 201, de 18 de outubro de 2017.
À data da sua instituição a Fundação Manuel Cargaleiro estava sedeada em Lisboa, tendo o Arquiteto Álvaro Siza Vieira realizado estudo, entre 1991 e 1995, para o projeto arquitetónico da sede da Fundação Cargaleiro na Praça de Espanha em Lisboa, que não se concretizou. Hoje, e através de parceria com a autarquia de Castelo Branco, a Fundação Manuel Cargaleiro encontra-se sedeada em plena zona histórica da cidade de Castelo Branco.
A história da Fundação Manuel Cargaleiro cruza-se com o percurso de Manuel Cargaleiro numa perspetiva de entendimento da sua produção artística e da sua vertente de colecionador, em prol do estudo e da divulgação da Arte e da Cultura. A Fundação Manuel Cargaleiro é herdeira e detentora de um significativo património, com grande valor artístico, histórico e cultural. Aquando da criação da Fundação, o mestre Manuel Cargaleiro doou uma parte considerável da sua coleção pessoal para dar início à Coleção da Fundação, de modo a garantir o seu estudo, conservação, divulgação e salvaguarda, a qual se constitui atualmente por mais de dez mil obras.
Membros dos Órgãos Sociais da Fundação Manuel Cargaleiro
1. Conselho de Curadores, para o período 2021-2026
Presidente
Professor Dr.º Fernando Ferreira Pinto
Vogais
Sr.ª D.ª Maria Isabel Leal Brito da Mana
Dr.ª Maria Manuela Nogueira Cargaleiro de Freitas
Arq. Álvaro Siza Vieira
Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, por inerência o Sr.º Dr.º Leopoldo Martins Rodrigues
Diretor do Museu do Azulejo, por inerência a Dr.º Alexandre Manuel Nobre da Silva Pais
Dr.º Nuno Luis Gonçalves Cardoso
Dr.º Ramiro Gomes
Sr.ª D.ª Maria de Jesus Nabeiro
Sr.º Manuel Oliveira
2. Conselho de Administração, para o triénio 2024-2026
Presidente
Manuel Alves Cargaleiro
Vogais
Eng.º Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério
Arq.º João José Teixeira Pires
Eng.º António José da Silva Coutinho
Dr.º Manuel Ramalho Eanes
Diretor Executivo
Arq.º João José Teixeira Pires
3. Fiscal Único, para o triénio 2024-2026
Dr. Carlos António Rosa Lopes