Link para página

Biblioteca

A Biblioteca do Museu Cargaleiro constitui-se em 2011, com o objetivo de centralizar os fundos documentais existentes na Fundação Manuel Cargaleiro. Detentora de um vasto acervo bibliográfico, houve necessidade de criar este espaço de leitura e consulta, situada no piso de entrada do edifício do Solar dos Cavaleiros, disponibilizando ao público cerca de três mil títulos.

A arte é o tema principal deste acervo documental incorporado pelo artista Manuel Cargaleiro, destinando-se preferencialmente a utilizadores que necessitem de informação especializada nesta área.

 

A Biblioteca é um espaço de leitura de presença e acesso condicionado, podendo aceder aos fundos documentais qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, maior de 12 anos, cujas áreas temáticas de pesquisa se situem no âmbito da História da Arte e das Artes Visuais.

Terça a Domingo

  • Das 10h00 às 13h00
  • Das 14h00 às 18h00

Acesso condicionado mediante disponibilidade de recursos e solicitação prévia.

Os espaços de consulta e leitura da Biblioteca destinam-se exclusivamente à consulta dos seus fundos documentais, não sendo autorizada a entrada e a consulta de quaisquer outro tipo de obras, livros, revistas.

A requisição e empréstimo de obras dos fundos documentais estão condicionados a validação superior pelo que deverá ser realizada solicitação prévia, através dos contactos do Museu.

O acesso é condicionado e feito a título gratuito, mediante apresentação de documento de identificação na receção do Museu Cargaleiro.

A sugestão de leitura da Biblioteca para o decorrente mês é o catálogo da exposição "Cargaleiro e Amigos" a decorrer no espaço museológico, e que se encontra disponível para venda:

Catálogo Cargaleiro e Amigos_ABERTO
Cargaleiro e Amigos

Edição| Castelo Branco: Fundação Manuel Cargaleiro, 2017
Textos | Joaquim Morão e Álvaro Siza Vieira
Páginas | 88
ISBN | 978-972-98167-1-0