Referir a Coleção é referir o percurso artístico de Manuel Cargaleiro que se caracteriza pela relação intrínseca entre diferentes tipologias de arte: cerâmica, desenho, escultura, gravura, pintura, e têxteis. Foi através da cerâmica que o mestre Cargaleiro iniciou a prática artística ao frequentar a olaria de José Trindade, no Monte da Caparica, na década de 40. Destas primeiras experiências resultaram objetos simples e utilitários, moldados em barro com motivos em relevo.
Em 1946 na Fábrica Sant'Anna e, mais tarde, na Fábrica Viúva Lamego, explorou formas mais elaboradas. A decoração figurativa de algumas obras liga Manuel Cargaleiro a artistas renovadores da cerâmica portuguesa, como Hein Semke e Jorge Barradas, com quem colaborou. A primeira apresentação pública da sua obra ocorreu em 1949 no Palácio Foz em Lisboa, sede do Secretariado Nacional de Informação. Cultura Popular e Turismo (SNI). Entretanto, as cerâmicas do mestre Cargaleiro, a par das suas pinturas, afastaram-se da representação do mundo real para uma maior abstração.
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Manuel Cargaleiro (1927-) Figurinha, 1949 Faiança esmaltada a branco 20,5 x 14 cm [diâmetro da base] Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 798 |
Manuel Cargaleiro (1927-) Caixinha, 1949 Barro vermelho policromado 8 x 10,5 x 5,5 cm [diâmetro da base] Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 2190 |
Nas pinturas de 1952 encontram-se motivos abstratos de contornos definidos, signos e geometrias, cores fortes e pinceladas gestuais. Em 1954, Manuel Cargaleiro conheceu Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes e realizou a sua primeira viagem à "Cidade Luz". Tido como anos de transição, assinala o primeiro contacto do artista com o Abstracionismo da Segunda Escola de Paris. As obras de Manuel Cargaleiro enchem-se agora de estruturas geométricas mais elaboradas, aliadas a ritmos de linhas gestualistas numa dinâmica raionista. No ano de 1957 fixou residência em Paris, onde partilhou um apartamento com Lourdes de Castro e René Bértholo. No ano seguinte realizou um estágio na Faiencerie de Gien, como bolseiro da Fundação da Calouste Gulbenkian. Em 1959, Manuel Cargaleiro adquiriu o seu atelier na Rue des Grands Augustins, 19, com a ajuda do seu amigo e galerista Édouard Loeb. No mesmo ano expôs na Galerie Édouard Loeb ao lado de artistas como Camille Bryen e Jean Arp, e contactou com Nathalie Gontcharova e Michel Larionov, influências que se fazem sentir na sua produção artística da década seguinte.
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Manuel Cargaleiro (1927-) Estrela do Norte, 1952 Óleo sobre plátex 40 x 50 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 601 |
Manuel Cargaleiro (1927-) Pássaros da Noite, 1952 Óleo sobre plátex 39,8 x 30 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 766 |
Durante a década de 60, Manuel Cargaleiro viu as suas peças serem expostas em países europeus como Suíça e Itália, mas também no Brasil e no Japão, colocando-o no panorama artístico internacional. Apesar destas deslocações e das idas a Portugal, foi em Paris que o Mestre Cargaleiro, viveu e produziu com maior intensidade. Entre 1960 e 1965, as suas pinturas e a cerâmica que produziu em Gien refletem a proximidade com o expressionismo francês e a amizade com o casal russo, Gontcharova e Larionov, precursores do Raionismo. Pinceladas espessas, manchas expressivas e o jogo de raios de luz e linhas de cores vibrantes são características destas peças. Entre 1965 e 1969, nas pinturas do artista desenvolvem-se estruturas biomórficas. Estas formas, irregulares e curvilíneas, são representações simplificadas de elementos da natureza como seixos e plantas. Nas obras de 1969 surgem composições preenchidas por formas geométricas simples que o artista irá desenvolver na década de 70.
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Manuel Cargaleiro (1927-) Le Depart de l'Ombre, 1974 Litografia sobre papel 76 x 56,5 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 790 |
Manuel Cargaleiro (1927-) Sem título, 1976 Desenho em pastel sobre papel 38 x 28 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 1869 |
Manuel Cargaleiro (1927-) Estrela do Mar, 1983 Guache sobre papel 35,3 x 27,5 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 1849 |
O recurso à geometria é uma constante na obra de Manuel Cargaleiro desde a sua produção artística inicial. No entanto, foi na década de 70 que o artista explorou o geometrismo ao complementar estruturas simples, que utilizara anteriormente, com composições figurativas e abstratas. Neste sentido, formas geométricas são utilizadas na estilização de motivos vegetalistas, na construção de paisagens arquitetónicas e em padrões que aludem ao patchwork ou lembram painéis de azulejos. No entanto, de forma excecional, o mestre Cargaleiro quebra a rigidez e a formalidade características dos elementos geométricos ao aliá-los a uma dinâmica expressionista. Como tal, malhas geométricas são interrompidas por pinceladas espontâneas ou traços gestualistas e associadas a cores vibrantes ou a pontos de luz. Nesta década, Manuel Cargaleiro manteve a colaboração com a Faiencerie de Gien, que iniciara em 1958, onde realizou painéis de azulejos encomendados pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês, entre 1971 e 1973.
A década de 80 resume diversas características da produção artística de Manuel Cargaleiro. A pintura a óleo Patchwork de 1980 remete para as mantas de retalhos coloridos, executadas por Ermelinda Cargaleiro, mãe do artista e tida como primeira influência na sua formação artística. A tapeçaria Porto à Beira Rio, realizada entre 1981 e 1985 comprova o fascínio do artista pelo tema das cidades e pelo recurso a malhas geométricas na elaboração destas estruturas arquitetónicas. A geometria continua a ser explorada, quer no jogo de perspetivas de Ariane Perdue, 1983, quer na desconstrução da composição de La Petite Exposition, 1986. Confirma-se a vontade contínua do artista em pintar sobre diferentes suportes, como tela, tábua de madeira, papel e cerâmica. A natureza mantém-se como incessante fonte de inspiração e representa o constante paralelismo que o artista faz entre a cerâmica e pintura. Motivos florais estilizados surgem simultaneamente em pinturas como na Composição nº 2, 1987, e em peças cerâmicas como no Pote de 1988.
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Manuel Cargaleiro (1927-) Poema de José Tolentino de Mendonça, 2014 Óleo sobre tela 50 x 60 cm Col. Fundação Manuel Cargaleiro |FMC-A 5000
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Ao longo das décadas, a exploração da cor tornou-se uma das principais características da produção artística de Manuel Cargaleiro. Seja pintura, cerâmica ou têxtil, o artista utiliza a cor para definir formas, determinar estações do ano, revelar sentimentos ou para criar espaços múltiplos numa só composição. Como exemplo, nos anos 90, o estudo cromático surge no trabalho de luz e cor do óleo Mensagem tranquila e muito secreta no contorno de motivos vegetalistas do Triptyque Fleuri, ambos de 1990, ou ainda na ilusão de profundidade dos pratos de 1994. Em 1999, o Primeiro Grande Prémio Internacional "Viaggio attraverso la Ceramica" de Vietri sul Mare, em Itália, foi atribuído a Manuel Cargaleiro. Este momento representou o início de uma estreita relação entre o artista e a região, local com longa tradição de cerâmica. Em 2000, o artista começou a produzir cerâmica nas fábricas desse território que resultaram na criação de placas e painéis de azulejos notáveis pela sua dimensão e resistência. Manuel Cargaleiro encontrou em Vietri sul Mare uma sofisticação tecnológica ao seu dispor, uma nova fase na sua produção artística, um local onde pode inovar e inspirar artistas, alguns dos quais presentes na Coleção. Reconhecendo a importância do artista foi inaugurado em Vietri Sul Mare, no ano de 2004, um espaço museológico com o seu nome – Museo Artistico Industriale di Ceramica Manuel Cargaleiro, que em 2014 passa para novo espaço museológico, desta vez em Ravello, cidade na província de Salerno, na costa de Amalfi - região no sul de Itália, que em 2015 é reestruturado para Fundazione Museo Manuel Cargaleiro.
Em 2014 é inaugurado o equipamento cultural Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no concelho do Seixal, que pretende divulgar a obra de Manuel Cargaleiro, tendo em junho de 2016 a sua exposição inaugural A Essência da Forma com obras de Cargaleiro e de Siza Vieira, autor do projeto do edifício. No ano seguinte, em 2015, Manuel Cargaleiro recebe o Prémio Obra de Vida do projeto SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português e coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária. Em 2016 Manuel Cargaleiro encontra-se representado em permanência na Helene Bailly Gallery, em Paris.
A Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro indubitavelmente reflete o percurso artístico de Manuel Cargaleiro, desde os finais da década de 40 até à atualidade, estando também nela representados mais de três centenas de artistas, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, e que de um modo geral integram o círculo de amigos do artista e/ou se destacam no interesse do estudo de Manuel Cargaleiro.
Na Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro regista-se grande núcleo de obras da autoria de Manuel Cargaleiro como também a representação muito significativa de mais de trezentos artistas, de nacionalidade portuguesa e estrangeira. Ainda que uma grande parte desses autores se integre no círculo de amizade do mestre Cargaleiro muitos outros estão representados na Coleção devido ao contínuo interesse de Manuel Cargaleiro pela Arte, pela História, pela Cultura e pelo Colecionismo. Também de realçar que nesta representação se encontram importantes núcleos de oficinas e de ateliers, designadamente na área da Cerâmica e da Gravura, que apresentam obras que resultaram de trabalhos conjuntos de vários artistas.
Artistas representados
AFONSO, Nadir (1920-2013)
AGAM, Yaacov (1928-)
ALARCÃO, Eduardo (1930-2003)
ALECHINSKY, Pierre (1927-)
ALLEAUME, Ludovic (1859-1941)
ALMADA NEGREIROS, José Sobral de (1893-1970)
ALVES DE SÁ, João (1878-1972)
ALVES, Armando (1935-)
ALVES, Victor (1959-)
AMORIM, Manuel (1950-)
ANTÚNEZ, Nemesio (1918-1993)
APPEL, Karel (1921-2006)
ARAÚJO, António (1932-)
AREAL, António (1934-1978)
ARP, Jean (1887-1966)
ARTUR JOSÉ (1932-2010)
ASTOUL, Éric (1954-)
ATLAN, Jean-Michel (1913-1960)
ATTALI, Jean (1937-)
AUSCHER, Jean (1896-1950)
AUTUORI, Salvatore (1946-)
AVELAR, Pedro (1945-)
AZAÏS, Jean-Paul (1952-)
BALDACCINI, César [CÉSAR] (1921-1998)
BANDEIRA, António (1922-1967)
BAPTISTA, Manuel (1936-)
BARATA, João (1918-1984)
BARRADAS, Jorge (1894-1971)
BARROS, Augusto (1929-1998)
BAZAINE, Jean René (1904-2001)
BEATRIZ, Maria (1940-)
BEERI, Tuvia (1929-)
BEFELEIN, Alexander (1952-)
BELÉM, Victor (1938-2015)
BELLAN, Claude (1933-)
BENRATH, Frédéric (1930-2007)
BENTES, Manuel (1885-1961)
BERTHOLLE, Jean (1909-1996)
BÉRTHOLO, René (1935-2005)
BERTINO (1928-2014)
BIANCINI, Angelo (1911-1988)
BISSIÈRE, Roger (1886-1964)
BOFILL, Maria (1937-)
BOST, Jérôme (1942-)
BOTAS, Mário (1952-1983)
BOTELHO, Carlos (1899-1982)
BOUMEESTER, Christine (1904-1971)
BRAQUE, Georges (1882-1963)
BRAUMANN, Max (1880-1969)
BRITTON, Alison (1948-)
BRONZE, Francisco (1936-)
BRUNET, Franck (1970-)
BRYEN, Camille (1907-1977)
BUAL, Artur (1926-1999)
CAHN, Marcelle (1895-1981)
CAILLAUD, Aristide (1902-1990)
CALHEIROS, Luís (1952-)
CAMPOS, Susana (1967-)
CANTO DA MAIA, Ernesto (1890-1981)
CARGALEIRO, Ermelinda Mendes (1899-1988)
CARGALEIRO, Manuel (1927-)
CARREIRO, Carlos (1946-)
CARRERA, Carmine (1930-1994)
CARUSO, Enzo (1944-)
CARYBÉ (1911-1997)
CASQUILHO, Guilherme (1930-1991)
CASTEL-BRANCO, Dorita de (1936-1996)
CASTRO, José Augusto (1962-)
CASTRO, Lourdes (1930-)
CASTRO, Sérgio de (1922-2012)
CECÍLIA de Sousa (1937-)
CENTENO, Sobral (1948-)
CESARINY, Mário (1923-2006)
CHAMPY, Claude (1944-)
CHAMPY-SCHOTT, Nani (1959-)
CHAPUIS, Pierre (1863-1942)
CHARCHOUNE, Serge (1889-1975)
CHARRUA, António (1925-2008)
CHÁVEZ, Gerardo (1937-)
COHEN, Michel (1958-)
CONORD, Philippe (1932-)
CONSTANTINO, Eduardo (1948-)
COPPEL, Jeanne (1896-1971)
CORNEILLE (1922-2010)
CORREGAN, Daphné (1954-)
COSTA CAMELO (1924-2008)
COSTA PINHEIRO (1932-2015)
COSTA, Maria Celeste (1939-)
COURTIN, Pierre (1921-2012)
CRETEN, Johan (1963-)
CRUZ, Maria Adelaide de Lima (1908-1985)
CRUZEIRO SEIXAS (1920-)
CUNHA, António Alves (1856-1941)
CUTILEIRO, João (1937-)
D´ASSUMPÇÃO, Manuel (1926-1969)
D'ACUNTO, Antonio (1964-)
D'ALMADA, Francisco (1946-)
DAROCHA, Z. L. (1945-)
DAUPHIN, Raymond (1910-1985)
DAVIES, Terry (1961-)
DE NIGRIS, Rita (1964-)
DEBLANDER, Robert (1924-)
DEBRIL, Claire (1927-)
DEFER, Bernard (1952-)
DELAUNAY, Robert (1885-1941)
DELAUNAY, Sónia (1885-1979)
DELSOL, Edmée (1939-)
DESSAUVAGE, Tjok (1948-)
DEVERS, Robert (1960-)
DINOU, Julien (1895-1983)
DOIX, Jean-Michel (1947-)
DÖLKER, Richard (1896-1955)
DOMJAN, Joseph (1907-1992)
DOUGET, Yvon le (1953-)
DOURADO, Cipriano (1921-1981)
DUARTE, Gonçalo (1935-1986)
DUBUC, Philippe (1947-)
DUBUFFET, Jean (1901-1985)
DUFOUR, Benard (1922-2016)
DUMONT, LESLEY (1944-)
DUROSELLE, Xavier (1962-)
ELISEU, José (1957-)
EMERENCIANO (1946-)
ERNST, Max (1891-1976)
ESCADA, José (1934-1980)
ESMERALDO, Sérvulo (1929-2017)
ESPIGOLÉ, Francesc (1946-)
FARIA, Estrela (1910-1976)
FARIA, José (1940-)
FEHER, Georges (1929-2015)
FEITO, Luís (1929-)
FELICIANO, João Paulo (1963-)
FERREIRA, David Mourão (1927-1996)
FERREIRA, José Gomes (1900-1985)
FERREIRA, Victor (1948-)
FINI, Leonor (1908-1996)
FISCHER, Wayne (1953-)
FISCINA, Wanda (1938-)
FITREMANN, Gérard (1946-)
FORAIN, Jean-Louis (1852-1931)
FORTES, Vítor (1943-)
FOUILHOUX, Jean-François (1947-)
FRANCHINI, Antonio (1923-2006)
FRASCA, Gabriele (1957-)
FREI MIGUEL (1897-1985)
FREUNDLICH, Otto (1878-1943)
FRIEDLAENDER, Johnny (1912-1992)
GACHON, Pol (1943-)
GALVIN, Jérôme (1975-)
GAMBONE, Guido (1909-1969)
GANZ, Fedor (1910-1983)
GARDELLE, Michel (1949-)
GARESIO, Clara (1938-)
GÉRARD, Jean-Nicolas (1954-)
GIREL, Jean (1947-)
GLÜCK, Félix (1923-1981)
GOETZ, Henri (1909-1989)
GONTCHAROVA, Nathalie (1881-1962)
GUERRIER, Marie Laure (1955-)
GUIMARÃES, José de (1939-)
GUINAN, Robert (1934-2016)
HADJÚ, Étienne (1907-1996)
HAGUIKO, Fukuyama (1948-)
HARTUNG, Hans (1904-1989)
HÉDÉ, Armel (1955-)
HERBIN, Auguste (1882-1960)
HERMANS, Valérie (1959-)
HJORTH-JENSEN, Svein (1946-)
HOFT, Didier (1957-)
HOGAN, João (1914-1988)
ISIDORO, Jaime (1924-2009)
JACQUINOT, Jean (1944-)
JOÃO CARLOS (1899-1960)
JORGE, Alice (1924-2008)
JOSÉ AUGUSTO (1922-2005)
JOSÉ JÚLIO (1916-1963)
JUÁREZ, Claudio (1938-2001)
KANDINSKY, Wassily (1866-1944)
KEIL, Maria (1914-2012)
KEMPENAERS, Vincent (1959-)
KENNEY, Douglas (1962-)
KERN, Georg (1914-?)
KLUG, Helena (1930-)
KOLOS-VARY, Sigismond (1899-1983)
KOSNIK-KLOSS, Jeanne (1892-1966)
LACERDA, Alberto de (1928-2007)
LAGOA HENRIQUES (1923-2009)
LAM, Wifredo (1902-1982)
LAMBERT, Henriette (1925-)
LANSKOY, André (1902-1976)
LAPA, Álvaro (1939-2006)
LAPICQUE, Charles (1898-1988)
LAPOUJADE, Robert (1921-1993)
LARANJO, Francisco (1955-)
LARIONOV, Michel (1881-1964)
LARPENT, Agathe (1946-)
LAUBIÈS, René (1924-2006)
LEGRAND, Jean Claude (1948-)
LEGROS, Jean (1917-1981)
LEITE RIO, Luís (1956-)
LESCOT, Danielle (1953-)
LHOTE, André (1885-1962)
LIBA, Moshé (1931-)
LIGUORI, Domenico (1965-)
LIGUORI, Lucio (1958-)
LIGUORI, Pasquale (1964-)
LIMA DE FREITAS, José (1927-1998)
LINDSTRÖM, Bengt (1925-2008)
LINO ANTÓNIO (1898-1974)
LUÍS, Jacinto (1945-)
LUIZ, Eduardo (1932-1988)
MACEDO, Dimas (1928-2009)
MACRIS, Constantin Georges (1917-1984)
MAGNELLI, Alberto (1881-1971)
MALANGATANA (1936-2011)
MALUDA (1934-1999)
MAN RAY (1890-1976)
MANESSIER, Alfred (1911-1993)
MANZ, Bodil (1943-)
MARANO, Ugo (1943-2011)
MARIA CECÍLIA (1928-)
MARIA GABRIEL (1937-)
MARIA MANUELA (1948-)
MARQUES, Benjamim (1938-2012)
MARTINS CORREIA (1910-1999)
MARTINS, Jorge (1940-)
MATEOS, Francisco (1894-1976)
MATEUS, Tomás (1918-1979)
MATISSE, Henry (1869-1954)
MATTA, Roberto (1911-2002)
MENDONÇA, Mafalda (1988-)
MENEZ (1926-1995)
MESTRE, Enrique (1936-)
MESTRE, Pierre (1919-2007)
MIRÓ, Joan (1893-1983)
MOHR, Manfred (1938-)
MOHY, Yves (1925-2004)
MONTMOLLIN, Daniel de (1921-)
MOREIRA, Albino José (1895-1994)
MORÉTEAU, Jules-Louis (1886-1956)
MORTENSEN, Richard (1910-1993)
MOURATO, Henrique (1947-)
MUNCH, Bernard (1921-)
MURPHY, John Albert (1949-)
NADAL, Emília (1938-)
NARCISO, José (1957-)
NERY, Eduardo (1938-2013)
NESBITT, Jorge (1947-2008)
NOEL, Georges (1924-2010)
NORONHA DA COSTA, Luís (1942-)
NORVICK, Jorge (1932-)
OSSIÃO, Paulo (1952-)
PALOLO, António (1946-2000)
PAPAZOFF, Georges (1894-1972)
PARENTE, Guilherme (1940-)
PASQUER, Nadia (1940-)
PAVIA, Manuel Ribeiro de (1907-1957)
PEARSON, Colin (1923-2007)
PEIXOTO, António (1944-)
PELÁ, Mozart (1936-)
PÉNICAUD, Brigitte (1954-)
PENICHE GALVEIAS (1890-1975)
PEREIRA, José (1940-)
PÉREZ, Gustavo (1950-)
PÉSSIMO, Alberto (1953-)
PETERS, Johannes (1966-)
PETIT, Laurent (1962-)
PICASSO, Pablo (1881-1973)
PIGNON, Edouard (1905-1993)
PILLET, Edgard (1912-1996)
PIMENTEL, António (1935-1998)
PINHÃO, Sérgio (1949-)
PINHO DINIS, Joaquim (1921-2007)
PIROZZI, Giuseppe (1934-)
PIZA, Arthur Luiz (1928-2017)
PLAT, Jerôme (1943-)
POLIAKOFF, Serge (1900-1969)
POMAR, Júlio (1926-2018)
POMAR, Vítor (1949-)
POSSOZ, Mily (1888-1968)
POTIER, Vincent (1954-)
PRINNER, Anton (1902-1983)
PROCIDA, Francesco (1938-)
QUADROS, António (1933-1994)
QUERUBIM LAPA (1925-2016)
QUINCHEZ, Gérard (1949-)
QUITO, Mariana (1928-2003)
RADULESCU, Magdalena (1902-1983)
RAIMONDI, Francesco (1959-)
RAMOS, José Joaquim (1881-1972)
REICHEL, Hans (1892-1958)
RELÓGIO, Francisco (1926-1997)
RESENDE, Júlio (1917-2011)
RIBEIRO, Rogério (1930-2008)
ROBERT, Matthieu (1962-)
ROCHA, Carlos (1943-)
RODRIGUES, José (1936-2016)
ROKKJÆRS, Inger (1934-)
ROLLET, Patrick (1950-)
ROUAULT, Georges (1871-1958)
ROUSSEAUX, Franck (1950-2010)
SAMARCHI, Hashim (1939-)
SANTA-BÁRBARA, José (1936-)
SARMENTO, Julião (1948-)
SCHEID, Karl (1929-)
SCHEID, Ursula (1932-2008)
SCHEUERER, Jul. (1859-1913)
SEGUI, Antonio (1934-)
SEMKE, Hein (1899-1995)
SENKIN, Sergei (1894-1963)
SEQUEIRA, Rico (1954-)
SERVADEI, Dante (1936-)
SEUPHOR, Michel (1901-1999)
SIDANER, Henri Le (1862-1939)
SIESBYE, Alev Ebuzziya (1938-)
SILVA, Henrique (1933-)
SIQUEIRA, Nuno (1929-2007)
SIZA VIEIRA, Álvaro (1933-)
SKAPINAKIS, Nikias (1931-)
SLIMANE, Khaled Ben (1951-)
SMITH, Francis (1881-1961)
SOARES, António (1894-1978)
SOTTSASS, Ettore (1917-2007)
SOUSA FELGUEIRAS (1930-)
SOUSA, Ângelo de (1938-2011)
SOUSA, Teresa (1928-1962)
STAËL, Hansi (1913-1961)
STARITSKY, Anna (1908-1981)
STEINLEN, Théophile Alexandre (1859-1923)
STOCKINGER, Francisco (1919-2009)
STÖCKLEIN, Andreas (1957-)
STOCKMANS, Piet (1940-)
SYBESMA, Georges (1960-)
SZASZ, Paul (1912-1969)
SZÈNES, Arpad (1897-1985)
TAHON, André (1931-2009)
TAL-COAT, Pierre (1905-1985)
TARSNANE, Terence (1939-)
TAVARES, Henrique (1905-1988)
TELLES, Sergio (1936-)
TENREIRO, Joaquim (1906-1992)
TEULIÈRES, Patrice
TINGUELY, Jean (1925-1991)
TUTUNDJIAN, Léon Arthur (1906-1968)
UBAC, Raoul (1910-1985)
UZAN, Marc (1955-)
VALE, Yola (1975-)
VANIER, Catherine (1943-)
VARLAN, Claude (1940-)
VASARELY, Victor (1906-1997)
VESPEIRA, Marcelino (1925-2002)
VIANA, António (1947-)
VICARI, Alessandro (1960-)
VIEIRA DA SILVA, Maria Helena (1908-1992)
VIEIRA, João (1934-2009)
VINCENT (1963-)
VIROT, Camille (1947-)
VITALINO Pereira dos Santos (1909-1963)
VITERI, Oswaldo (1931-)
VOSS, Jan (1936-)
WEISSMANN, Franz (1911-2005)
WOLHWILL, Gretchen (1878-1962)
WOODMAN, Betty (1930-2018)
WOU-KI, Zao (1920-2013)
ZACK, Léon (1892-1980)
ZAGALLO, José (1937-2000)
ZAULI, Carlo (1926-2002)
ZÜRCHER, Maja (1945-1997)
entre outros.