A carregar página
Saltar para o conteúdo principal da página

Coleções

A Coleção reflete a generosidade e a visão do mestre, reunindo obras tanto da sua autoria como da sua coleção particular, que testemunham a sua versatilidade artística e o olhar atento sobre a beleza em todas as formas da arte.

Mais do que um acervo, é um diálogo vivo entre épocas, estilos e culturas, onde a criação se encontra com a memória, revelando um património singular no panorama nacional e internacional.

A Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro representa uma grande referência nacional e internacional pela sumptuosidade das obras de arte, incorporadas por doação de Manuel Cargaleiro. A Coleção evidencia uma grande versatilidade do artista, através das obras que criou, integrou e da pesquisa e aquisição de obras que desenvolveu, assumindo, ainda que de modo despretensioso e com fins didáticos, o papel de colecionador.

O objetivo genérico da Coleção segue naturalmente o percurso artístico de Manuel Cargaleiro, nas diversas fases de linguagens artísticas que atravessa, e nos contactos que realiza no decorrer da sua interação com o mundo da Arte. Para além das suas obras, é expresso pelo artista um interesse em múltiplas perspetivas da criação artística, destacando-se a integração de diversos núcleos de obras de arte que remetem para áreas e épocas históricas distintas. É, por isso, marcante o trabalho de pesquisa e estudo que Manuel Cargaleiro permanentemente realiza, não só para desenvolver a sua produção artística como para estudar e conservar as obras de outros artistas nacionais e estrangeiros, enquadrando a Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro num caso único no panorama nacional e internacional.